combinar sofá com cor do carpete

8 sugestões para combinar sofá com cor do carpete e deixar sua sala impecável 

Um dos pontos principais da decoração na sala é combinar sofá com a cor do carpete. Mas, infelizmente em momentos como esse, grande parte das pessoas não sabem como agir. Então, acabam precisando da ajuda de especialistas em decoração para realizar o serviço. 

No entanto, esse não será seu caso, pois se você possui dúvidas sobre este quesito fique até o final do conteúdo. Isso porque criamos especialmente para você para não restar mais nenhuma sombra de dúvida sobre o assunto. 

O ambiente da sala de estar é primordial para um lar. Por isso, necessita de uma série de ajustes, dentre eles está a questão de como combinar sofá com cor do carpete.

Antes de tudo, você precisa saber que a decoração do seu lar reflete muito sobre a sua personalidade. Desse modo, pode influenciar no conforto e comodidade que o ambiente proporciona. Afinal, são elementos básicos que trazem uma diferença significativa em suas horas de relaxamento.

Sendo assim, é interessante levar em consideração a importância de trazer um cômodo confortável. Dito isso, venha conferir as sugestões que criamos para você arrasar na decoração de sua sala de estar, dando continuidade a leitura.

Dicas essenciais para combinar sofá com a cor do carpete 

Fazer a decoração de uma sala, é um trabalho recreativo. Mas, ainda assim, não deixa de ser complexo, principalmente quando se tem um produto que deseja compor com outro.

Sendo assim, confira algumas dicas que irão te auxiliar na tarefa de combinar sofá com a cor do carpete: 

1.Usufrua dos contrastes

Aliados na decoração, os contrastes são excelentes e assertivos para simplificar o ambiente. 

Leve em consideração a utilização das mesmas em cores neutras do ambiente. No entanto, acrescente tons com mais vida. Assim, você terá uma paleta com cores claras e escuras.

Além disso, pode ser elaborado efeitos esplêndidos em seu espaço, deixando com um ar sofisticado. Mas, não esqueça de remover acessórios com cores em excesso.

2.Selecione o foco da sua sala

Uma sugestão para quem está à procura de maneiras de como combinar sofá com cor do carpete é focar em um espaço de destaque. 

Ainda que não seja algo seguido à risca, é uma tática  benéfica para você conseguir compor seu cômodo de forma fluida e cômoda.

Supondo que se você estiver um tapete para ficar em evidência opte por cores menos chamativas para seu sofá. Mas, se você já dispõe de um tapete com cor neutra, as cores do sofá ficam melhores sendo mais vibrantes e bem vivas.

3. Acrescente mais cores

Acrescentar cores no ambiente também é uma maneira eficiente para a combinação do sofá com a cor do carpete. Assim, você consegue sair das tradicionais cores neutras combinando, sem errar.

Contudo, utilize o círculo cromático para encontrar as cores de integração. Embora seja uma tática bastante utilizada na moda, é possível se inspirar também na decoração.

Nesse sentido, as cores complementares se localizam em lados diferentes do círculo cromático. Desse modo, você precisa apenas encontrar uma e traçar uma linha até o outro extremo do círculo. 

Fazendo este teste você entenderá que a combinação entre as cores destacam todos os tons e criam contrastes. 

Separamos uma lista de cores complementares que você pode usar não somente para combinar o sofá com a cor do carpete, mas para outras finalidades na decoração. Na sala de estar por exemplo, serve para os outros móveis do ambiente e demais acessórios:

  1. Verde limão e rosa;
  2. Azul marinho e amarelo;
  3. Turquesa e coral;
  4. Azul céu e laranja;
  5. Vermelho e verde;
  6. Roxo e vermelho
  7. Amarelo verde e vermelho violeta;
  8. Azul e laranja.

Se você não se interessa pela decoração minimalista, essas combinações são incríveis para ousar. Sem falar que essas são apenas algumas possibilidades. Ou seja, é possível descobrir muito mais utilizando o círculo cromático.

4. Tenha atenção às estampas

As estampas tem o poder de deixar o ambiente mais elegante, criando efeitos surpreendentes. No entanto, é importante prestar atenção em alguns detalhes quando for usá-las.

Isso porque, embora a mistura de estampas seja possível, podem existir algumas combinações desproporcionais, caso você não tenha a atenção necessária. Um bom exemplo é sempre buscar manter um padrão para que as estampas conversem entre si. Inclusive, você pode repetir as cores.

Encontrar partida, caso você decida utilizar somente uma estampa, certifique-se de que os móveis do ambiente, intercalam com as cores de fundo da mesma. 

Dessa forma é possível criar um espaço mais harmonioso, eliminando as chances do excesso de informações. 

5. Utilize tons diferentes da mesma cor

Essa opção cabe perfeitamente para quem curte uma decoração mais minimalista, deixando o ambiente mais discreto e clean. Sem falar que é completamente possível manter o estilo do espaço nesses casos.

Nesse sentido, faça o uso de tons diferentes da mesma cor. Assim, você consegue uma combinação uniforme e, ao mesmo tempo, não perde a personalidade.

Além disso, também existe a possibilidade de implementar pequenos pontos de cores próximas da tom, mas que o destaque seja para as cores principais. 

6. Combinar sofá com cor do carpete utilizando acessórios 

Também é possível combinar sofá com a cor do carpete, fazendo a utilização de acessórios. Atualmente, há diversas opções com muito estilo para incluir ao móvel. Assim, você deixa seu sofá personalizado e mais bonito. 

Quer uma opção para clarear suas ideias? Enfeite seu sofá com almofadas, ajudando na combinação com o tapete.

Nesse sentido, é possível repetir as cores do carpete nas almofadas ou investir em cores complementares aos móveis. Sem falar que as almofadas possibilitam a troca de capa,então, você consegue renovar sua decoração de vez em quando, sem torná-la enjoativa. 

A manta também é um acessório bastante estiloso e de bom gosto, permitindo ainda a proteção do seu estofado. 

7.Combinar sofá com a cor do carpete fazendo o teste de amostra

Se você tem dúvidas em relação à escolha das cores da sua sala, é possível utilizar amostras. Elas são essenciais para a compreensão de como duas cores e tecidos diferentes podem se comportar quando aplicadas ao mesmo ambiente. 

Essa é uma ótima forma de combinar sofá com a cor do carpete, considerando que você pode fazer o teste com cores. Inclusive, muitas lojas disponibilizam essas amostras.

Dessa maneira, faça o pedido, leve-as para casa e observe como elas se comportam com os demais acessórios do cômodo. Mais que isso, não fique restrito a duas amostras realize testes com diversas cores. Assim, você garantirá uma sala cheia de estilo, personalidade e conforto. 

8. Combinar sofá com a cor do carpete e texturas

Apesar de não ser exatamente o ato de combinar sofá com a cor do carpete, mas sim de texturas, essa é uma opção adicional bastante interessante. 

Isso porque a textura consegue trazer ótimas sensações, enriquecendo a sua sala de estar. Portanto, utilize diferentes tecidos para os estofados e o chão.

Um exemplo é investir em um tapete felpudo com um sofá de couro. Do mesmo modo, utilizar um tapete de sisal possibilita a combinação com tecidos semelhantes a camurça ou tecidos peluciados. 

Gostou das nossas sugestões? Então, continue acompanhando o blog Melhores Sofás para escolher sempre o que é mais adequado para seu estofado e sua sala como um todo. Até a próxima. 

Veja Mais

Posts Relacionados:

10 Dicas para Escolher a Poltrona Ideal para a Casa: Conforto e Estilo em Harmonia

10 Dicas para Escolher a Poltrona Ideal para a Casa: Conforto e Estilo em Harmonia

Escolher a poltrona ideal pode ser uma transformação significativa na decoração e no conforto da sua casa. Esta peça pode ser não apenas um local de descanso, mas também um

Diferenças entre sofás de dois e três lugares: Guia completo

Diferenças entre sofás de dois e três lugares: Guia completo

Sofás são um item essencial em qualquer sala de estar, e escolher o modelo certo pode ser uma tarefa desafiadora. Uma das principais decisões que os compradores precisam fazer é

O que é uma poltrona de amamentação? Entenda a sua importância e funcionalidades

O que é uma poltrona de amamentação? Entenda a sua importância e funcionalidades

Uma poltrona de amamentação é um móvel projetado para oferecer conforto e suporte durante o período de amamentação. Com características ergonômicas, facilita a postura correta e ajuda a evitar dores

Guia 2023: Melhores Impermeabilizantes para Sofá – Proteção e Custo-Benefício

Guia 2023: Melhores Impermeabilizantes para Sofá – Proteção e Custo-Benefício

Descubra como escolher o melhor impermeabilizante para seu sofá, garantindo proteção contra manchas e prolongando a durabilidade do tecido. Saiba mais sobre produtos líderes de mercado como o Scotchgard e compare com outras soluções de proteção.

Como Combinar Sofá e Poltrona Para Uma Sala de Estar Elegante

Como Combinar Sofá e Poltrona Para Uma Sala de Estar Elegante

Quer dar um toque especial à sua sala de estar, mas não sabe por onde começar? A combinação entre o sofá e a poltrona pode transformar completamente o ambiente, criando

Sofá Grafite: Descubra as Melhores Cores de Cortina para Combinar

Sofá Grafite: Descubra as Melhores Cores de Cortina para Combinar

Ao escolher a cor das cortinas para combinar com um sofá grafite, você está diante de uma tela em branco para expressar seu estilo pessoal. O sofá grafite, com seu